Conheça os dois pilares fundamentais para quem deseja trabalhar e escalar suas vendas no Marketing de Afiliados.
Por onde começar
Se você faz parte de algum grupo de Afiliados no Facebook, com certeza já deve ter percebido que o interesse em trabalhar como afiliado aumentou drasticamente nesses últimos anos.
Prova disso é a quantidade de spammers que esses grupos vem acumulando dia após dia. É tanto link espalhado nos comentários de cada pergunta que fica difícil encontrar uma resposta decente. rsrsrs
E como já passei por essa fase, sei bem que na grande maioria das vezes o problema nem é do próprio afiliado – spammers, mas sim da fonte de informações que ele anda consumindo.
Por isso, hoje vou falar dos dois pilares fundamenteis para quem deseja trabalhar com Marketing de Afiliados e escalar suas vendas da maneira correta.
Estrutura
A primeira coisa que um afiliado precisa é de uma estrutura básica, se limitar a uma única fonte de tráfego é o maior erro que um afiliado pode cometer.
E quando eu digo estrutura, não estou falando em estar presente em todas as plataformas e redes sociais, mas ao menos nas principais.
No post anterior onde falei sobre os diferentes tipos de Marketing de Afiliados, comentei sobre como pode ser simples realizar a primeira venda mesmo sem estrutura.
Porém, se você pensa em montar um negócio e viver disso, é quase que obrigatório ter uma boa estrutura.
E o que é ter uma boa estrutura?
Nada mais é do que ter uma Página no Facebook, um Perfil no Instagram, um canal no Youtube (se não tiver problemas em aparecer), um grupo no Whatsapp e um blog/site.
Não precisa ser necessariamente essa estrutura, tudo vai depender da sua estratégia de negócio, mas independe de qualquer estratégia, você sempre vai precisar de um blog/site.
E o motivo é bem simples… Nunca construa sua casa em um terreno alugado.
Oxe! Como assim?
Por mais que a página do Facebook tenho seu nome (ou do seu negócio), ela nunca será 100% sua. E isso vale para o Instagram, Youtube ou qualquer outra rede social.
Já um blog ou site, ele sempre será seu, desde que feito da maneira correta. Por isso, mais cedo ou mais tarde – de preferência o mais rápido possível, você precisará de um blog.
Estratégia
Existem diversas estratégias para trabalhar como Afiliado, não cabe a mim dizer qual delas é a melhor para o seu negócio, isso é algo que você vai sentindo com o tempo.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, independente da estratégia, para escalar um negócio você precisa criar relacionamento.
Sabe aqueles afiliados que ficam spamando em grupos do Facebook? Eles até conseguem fazer uma venda ou outra com aquela estratégia, mas se não criarem um relacionamento, nunca conseguirão escalar.
E quando digo relacionamento, não estou falando que você precisa ficar best de uma pessoa, mas ao menos ela precisa te ver como autoridade ou alguém que tem grande conhecimento sobre o assunto, assim você gera confiança e consequentemente conversão $$.
E como você consegue isso na internet? Criando conteúdo, simples assim.
Vou te dar um exemplo…
Imagine que você esteja interessado em comprar o smartphone X.
Na sua frente você tem duas pessoas, um amigo que possui o smartphone x, e sua tia que não tem o smartphone x, mas tem o smartphone y.
Pra quem você perguntaria sobre o smartphone x ? Pois é, parece muito lógico, mas é justamente nisso que muitos erram.
Nessa situação, seu amigo pode até não ser um especialista, mas com certeza ele tem mais conhecimento sobre o smartphone x do que sua tia.
E é justamente esse tipo de relacionamento que você precisa criar com seu público na internet.
Você precisa mostrar que tem conhecimento em um determinado assunto, até gerar confiança suficiente para que seu público-alvo compre de você.
Ok. Então quer dizer que só preciso criar um monte de conteúdo que as vendas estão garantidas?
Calma lá pequeno aspira, não é tão simples assim.
Criar conteúdo é apenas uma das etapas de sua estratégia, digamos que é a estrada que vai te levar a outro nível, mas pra chegar ao destino desejado você ainda vai precisar percorrer centenas de quilômetros.
E é aqui que separamos os homens dos meninos. Clichê! rsrsrs
Quando comecei no Marketing de Afiliados, intuitivamente fiz algo que felizmente deu muito certo, e que depois de um tempo descobri que na verdade eu estava usando a estratégia “surfar na onda“.
Essa estratégia consiste basicamente em aproveita todo o hype de um lançamento, seja ele de um produto físico ou digital, para conseguir fazer o maior número de vendas no menor espaço de tempo possível.
Apliquei essa estratégia em um produto físico, e 30 dias depois do seu lançamento, estava lá felizão com meus primeiros múltiplos 4 dígitos de faturamento.
Mas antes que você pense que precisei de apenas 30 dias para fazer meus primeiros múltiplos 4 dígitos de faturamento, preciso te contar que toda estratégia começou 2 meses antes do lançamento.
Lembra que falei sobre criar relacionamento antes de tentar vender?
Pois então, dois meses antes do lançamento comecei criar muito conteúdo sobre esse produto que estava prestes a ser lançado, tirava dúvidas, ensinava como usar, etc.
Até que nas vésperas do lançamento, meu blog já era um dos mais acessados do Brasil.
Não vou dizer que fiz toda essa estratégia de forma consciente, mas intuitivamente alguma coisa me dizia que eu tinha que fazer daquela forma.
Tanto que no ano seguinte apliquei a mesma estratégia, porém com algumas mudanças, e com isso o faturamento mais que dobrou, consegui meus primeiros múltiplos 5 dígitos 30 dias depois do lançamento.
Então se hoje eu tivesse que indicar uma estratégica básica para quem quer trabalhar com Marketing de Afiliados, com certeza seria a estratégia de “surfar na onda“.
Foco
Esse é o terceiro – e talvez o mais importante – pilar pra quem deseja escalar suas vendas na internet.
Não falei dele no início do post propositalmente, pois da mesma forma que trabalhar na internet requer bastante foco, buscar conhecimento também, por isso tornei esse pilar como uma espécie de bônus, apenas para você que conseguiu chegar até o final.
Conheço diversas pessoas que não conseguiram resultados significativos pelo simples fato da falta de foco em seus negócios, eles até tinham uma estrutura, e em alguns casos uma boa estratégia, mas faltou foco.
0 Comentários